Meditação: o que é, por que meditar e para quem serve?

November 30, 2017

 

O assunto Meditação envolve questões culturais, posturais, pesquisas científicas, diversas modalidades de práticas, crenças e até mesmo questões místicas, embora seja uma prática independente de religiões.

 

Quero te apresentar o assunto de forma simples e te ajudar a incluir a Meditação no seu dia a dia, ajudando você a encontrar seu bem-estar e equilíbrio e desmistificando crenças como a de que Meditação não é para você. Mas antes, uma breve introdução sobre o assunto: Meditação é uma prática milenar que veio do Oriente. Os registros mais antigos que se tem conhecimento datam de cerca de 6.000 anos atrás. O objetivo da meditação era a concentração contemplativa, para alcançar o conhecimento, a libertação e a iluminação. Pouco a pouco a prática foi se difundindo por outros países do Oriente, espalhando-se e influenciando várias religiões, apesar de não ser considerada uma prática religiosa. Pelo que sabemos, chegou ao Ocidente no século XVIII, mas a prática começou a ficar mais conhecida a menos de 100 anos atrás, a partir de 1927, com a divulgação de “O Livro Tibetano dos Mortos”. Portanto, ainda é uma prática que pode ser considerada recente se comparada aos anos de tradição oriental.

 

A palavra MEDITAR vem do latin MEDITARE e significa “voltar-se para o centro”. Portanto, podemos dizer que meditar é a técnica de concentração no seu eu interior, que permite que você se conecte com sua essência e, gradativamente, conquiste autoconhecimento e equilíbrio.

 

Alguns meditadores dizem que meditar é contemplar o vazio, outros definem como o silêncio mental, mas isso não significa parar de pensar ou, muito menos, interromper a atividade cerebral, porque nosso cérebro está em atividade até quando dormimos.

 

Por que devemos meditar?

A meditação é para a mente o que o banho é para o corpo: uma higiene que remove os resíduos indesejados e que podem nos contaminar de alguma forma.

Passamos o dia estimulando (poluindo, de certa forma) nossa mente. Então precisamos parar para limpá-la! Fazendo isso, você limpa seu "hardware" e libera mais espaço para aproveitá-lo melhor, ganhando com benefícios como: mais concentração, melhor equilíbrio das emoções, sono melhor, redução de stress, ansiedade e até da depressão, melhora sua performance nos esportes, estimula sua criatividade, aumenta seu desempenho no trabalho e até alivia dores físicas. Não é incrível?

 

Então, quem pode meditar? Todos! não só podem como devem; adultos ou crianças!

 

 

"Perguntaram a Buda o que ele ganhou com a meditação e ele respondeu:

Nada, mas deixe-me dizer o que perdi com ela: ansiedade, raiva, depressão, insegurança, medo da velhice e da morte.”

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

July 23, 2018

Please reload