4 passos para meditar

December 26, 2017

 

Meditar não é difícil, mas há 4 passos que podem te ajudar.

 

Ter uma intenção (um objetivo), uma postura adequada, respirar de forma consciente e adotar um recurso que te ajude a manter a concentração durante a prática, tornam as coisas mais fáceis... Vamos falar sobre cada um deles:

 

1. Intenção

O que te dá motivação para meditar, principalmente naqueles dias em que estamos muito cansados, desanimados, sem vontade de nada... é a força de sua intenção que te ajudará a criar um novo hábito.

Ex.: quero me acalmar, ou preciso ter mais paciência, ou desejo melhorar minha relação com as pessoas, diminuir minha ansiedade, etc.

 

2. Postura

A que for mais confortável para você, desde que seja sentado com a coluna ereta. Na cadeira ou sentado no chão, o importante é manter a coluna reta, o peito aberto, o queixo alinhado com o chão. Só não recomendo que fique deitado, porque você pode relaxar demais e acabar dormindo. Para meditar você precisa estar acordado e consciente o tempo todo, caso contrário, será um profundo relaxamento... ou seja, de quebra já estou dando mais uma dica!

 

3. Respiração

Quem controla sua respiração, controla sua mente. Sabe quando você recebe uma notícia ruim e alguém te diz: “calma, respira”. É porque a respiração ajuda a acalmar.

Usar uma técnica de respiração antes da meditação ajuda a obter melhores resultados com a prática.

 

4. Âncora

Muitas vezes quando fechamos os olhos para meditar percebemos que nossa mente continua acelerada, tirando nosso foco da concentração que buscamos.

Para ajudar a domar sua mente e facilitar a concentração, escolha um elemento que será seu foco atenção, o que vamos chamar de “âncora”: pode ser uma música tranquila, um mantra, uma imagem que você queira visualizar em sua tela mental, ou até mesmo sua respiração, se preferir. Foque neste elemento que você escolheu e volte para ele sempre que perceber que sua mente se distraiu com alguma outra coisa.

Nos primeiros minutos pode ser que sua mente ainda não esteja muito tranquila, então mais pensamentos virão e está tudo bem, é assim mesmo. Continue focando em sua âncora e verá que os pensamentos vão ficando mais escassos. Com o tempo sua mente se desacelera e você fica mais consciente de você e do vazio que começa a se formar em sua tela mental.

 

Agora que você já sabe os 4 passo, que tal praticar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

July 23, 2018

Please reload