Seja mais produtivo

February 6, 2018

 

Você busca maneiras de ser mais produtivo? então saiba que ser produtivo não é simplesmente fazer mais coisas, mas fazer coisas que sejam consistentes para que você atinja suas metas.

 

Temos tantas tarefas ao longo do dia, que facilmente empacamos quando temos que tomar uma decisão importante, pois não sabemos para que lado ir primeiro. Seguem, então, algumas dicas para ajudar a desfazer estes nós.

 

De acordo com Frank Curry, você tem que considerar que o pensamento é binário, ou seja, só existem 2 possibilidades: ou você faz algo, ou você não faz. Ou a coisa é boa, ou é ruim. Ou você progride ou você regride. Nada é intermediário... então se você acha que ficando estacionado não está regredindo, pense que você está perdendo algo (tempo ou alguma oportunidade) que poderia te ajudar a progredir, ou seja; se não está progredindo, está regredindo. Partindo deste raciocínio, busque eliminar as coisas que te impedem de progredir, seja nos relacionamentos pessoais ou profissionais. Pense da seguinte forma: estou tolerando algo em minha vida que poderia ser eliminado e não faria a menor falta? Isso inclui pessoas... ou uma pessoa contribui com você ou ela te suga, te atrapalha. Então reveja as coisas e pessoas que são prioridades em sua vida e afaste-se de tudo que te deixa parado no mesmo lugar.

 

Outras perguntas que você pode fazer, que te ajudam a se mover na direção de suas metas, desde que você seja muito honesto com você mesmo:

- Se eu mantiver os hábitos que eu tenho hoje, onde vou estar daqui a 10 anos? Preciso então tomar alguma providência a partir de agora?

- Onde estou dedicando a maior parte de meu tempo e de minha atenção? é para o cumprimento de minhas metas? se for, ótimo! se não for, reveja e deixe ir tudo o que não está colaborando.

- Quais são suas 3 principais tarefas (ou prioridades) em seu trabalho ou em seu negócio? então mova-se para cumpri-las. Se tudo é prioridade, então nada é prioridade... analise o que pode ser excluído ou delegado a outra pessoa.

 

Se você acha que priorizar não é para você, porque é uma pessoa sobrecarregada, é porque não tem um alvo realmente claro, um objetivo bem definido. Então essas dicas poderão te ajudar:

  • Defina prazos para o cumprimento das tarefas

  • Tenha foco em suas tarefas

  • Faça um planejamento diário para sabe o que deve acontecer ao longo do seu dia e evite tornar-se refém das prioridades das outras pessoas!!! Planejar seu dia ou seu trabalho não é fazer uma lista de pendências, mas sim organizar as atividades que você precisa cumprir para evoluir em direção às suas metas!

  • Adote um sistema de produtividade que ajude você a se organizar: agenda, mind map, folha de produtividade... escolha o que se identificar mais.

  • Cuidado com a distrações! celulares e redes sociais são incríveis, mas desviam nossa atenção do que é realmente importante no momento. Você pode pensar  que só vai dar uma checada rápida em suas mensagens, mas aí vê uma noticia, resolve entrar na internet para saber mais e então recebe uma notificação do YouTube que um canal que você segue lançou um novo vídeo. Irresistível, não é? Então depois que você assiste o vídeo recebe indicação de outros semelhantes que você pode gostar. Pronto, lá se foi pelo menos uma hora do seu dia e você só ia checar uma mensagem.

Lembre-se que não existe sucesso sem disciplina e que você precisa ter controle de seu tempo. Trabalhe duro, mas descanse. Um estudo americano sugere que a cada 50 minutos de trabalho sejam feitas pausas de 10 minutos, para descansar a mente e aumentar a produtividade.

 

Outra dica boa é realizar os trabalhos em blocos: quando for ver seus e-mails, por exemplo, veja todos de uma vez e responda todos que puder. Depois pare de ficar abrindo seu e-mail o tempo todo. Se tiver que produzir textos, por exemplo, faça a maior quantidade possível em um período de tempo que você determinar e já deixe pronto o que sabe que irá utilizar em breve, liberando-se desta tarefa pelos próximos dias ou semanas.

 

Identifique o que você precisa fazer para ganhar dinheiro, por exemplo, e foque só nisso. Segundo Dan Kennedy, temos que ficar atentos às barreiras que nos impedem de ganhar dinheiro:

- falta de objetivo: estabeleça sua meta

- falta de um plano

- falta de um sistema que te ajude a controlar melhor seu tempo

- falta de habilidade: então treine para conquistá-la

- falta de confiança: depende de sua habilidade e disciplina

- pensamentos do tipo "e se?": eles te desviam seu foco da direção de sua meta

- perfeccionismo: não existe nada que já surja perfeito, tudo tem que ser aperfeiçoado. É melhor o feito do que o perfeito.

- procrastinação

- distração

- suas enganações: as mentiras que você conta para si mesmo / crenças limitantes

 

Esteja altamente consciente de seus hábitos ou ações diárias. Se não conseguir é porque está sob o controle de alguém (da mídia, de seus pais, amigos, etc). Planeje SEU dia e siga SEU plano.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

July 23, 2018

Please reload