O que é sucesso para você?


O que é sucesso para você?

Vou tentar adivinhar sua resposta: sucesso é poder trabalhar em boa empresa, ter uma carreira que te proporcione várias regalias, além de um salário alto, é claro! porque isso te permite ter uma vida estável, confortável, abastada, ter um bom carro, morar bem, fazer várias viagens incríveis e... ser feliz! certo? Se você é feliz desta forma e sente realizado pessoalmente e profissionalmente, está com a saúde em dia e tem energia para continuar desta forma, tudo bem, mas infelizmente não é assim para todos.

Muitas pessoas que acreditam neste conceito de "sucesso", mergulham de cabeça na vida profissional (não estou dizendo que isso seja ruim!), mas não conseguem equilibrar a balança cuidando também de seus assuntos pessoais e familiares. Por terem um emprego que consideram imperdível, determinam que sua vida pessoal pode esperar e que sua família vai entender. Certo?

Errado! sua vida pessoal não pode esperar: antes de qualquer coisa você tem que estar bem para você mesmo! E não é no futuro, na aposentadoria, é agora! Se você não tiver boa saúde, equilíbrio emocional, bem estar e não estiver em paz e feliz com quem você é, hoje, você não estará bem para ninguém - nem para sua família, nem para a empresa.

Por outro lado, há quem pense que a fórmula do sucesso é vender côco na praia, trabalhar de bermuda e chinelo, ganhar o suficiente para manter a casa e a família, com algum lazer, vivendo uma vida sem excessos, mas sentindo-se feliz ao final do dia. Não necessariamente esta pessoa terá o carro do ano e uma casa lindamente decorada, mas tenho certeza que não lhe faltará nada, pois, tem fé que "Deus ajuda quem cedo madruga".

Tem uma frase de Tonny Robins que ouvi há algum tempo e me fez parar para pensar: "Sucesso sem felicidade é fracasso". Foi aí que passei a rever o que era sucesso para mim e então entendi que era o momento de equilibrar minha balança, dando um peso maior para o lado pessoal e familiar. Posso te dizer que de lá para cá sou mais feliz e nunca mais adoeci...

Eu não tenho a pretensão de te dar uma fórmula de sucesso, até porque acredito que não há uma fórmula única e a sua fórmula depende de você. Avalie suas prioridades, necessidades, desejos, pense no que te faz feliz, no que te destrói emocionalmente e no que faz com que seu trabalho e sua rotina estejam mais alinhadas com sua personalidade e com seu propósito de vida.

E sobre o momento ideal para fazer isso? O tempo todo, começando agora! Medite, reflita, avalie sua vida sempre, replaneje o que for necessário, quebre padrões, aprenda coisas novas, abra a mente para novas possibilidades. Tenho certeza que se você sair do piloto automático e olhar com mais atenção para os detalhes de sua vida, você poderá encontrar novas fórmulas de sucesso e felicidade!

Posts Recentes