Saiba como controlar sua ansiedade



O que é a ansiedade? São reações físicas e psíquicas em resposta a questões que não estão bem resolvidas na mente.

É comum querermos abraçar o mundo, ter controle de todas as situações, querermos que todos os problemas sejam solucionados à nossa maneira (inclusive os problemas dos outros), porque de certa forma isso traz um conforto emocional. Mas não adianta vivermos com a mente no futuro ou no que ainda é incerto, nas coisas que nem sabemos se acontecerão e quando acontecerão, se antes disso não tivermos foco no momento presente e se não tomarmos atitudes AGORA.

O problema é que muitas vezes ficamos sofrendo pelo que ainda não aconteceu, como se isso já fosse uma realidade, não é? ficamos esperando o futuro trazer respostas, como se elas não dependessem do que fazemos e vivemos AGORA! E o que é mais sério ainda: queremos que as coisas aconteçam DO NOSSO JEITO, caso contrário não estará da forma que achamos ideal. Não é assim que acontece? Mas muitas vezes, felizmente, a vida toma certos rumos que nos levam a chegar lá na frente e pensar: nossa, eu me preocupei tanto com isso e as coisas se resolveram de maneira natural (ou de uma forma diferente do que você havia planejado), e deu tudo certo. E então você percebe que se preocupou demais, sem necessidade de sofrer tanto por isso... Acredito que isso já tenha acontecido com todos aqui, não é?

Então, em primeiro lugar, neste momento, é importante você entender que antes de qualquer coisa você precisa focar sua atenção em você mesmo(a) e começar a se observar porque se você não está bem consigo, também não estará bem para ninguém mais, nem para resolver nada. Quando estamos bem e íntegros mental e emocionalmente, ficamos mais alertas, confiantes, focados, presentes, ou seja, em um estado totalmente oposto ao da ansiedade, que é o de sofrer pelo que ainda não aconteceu e não saber direito o que fazer no momento.

Então O PRIMEIRO PASSO para você realmente começar a controlar sua ansiedade é ficar presente, se observar constantemente, focar no que é real e procurar identificar o que ainda é irreal mas te traz angústias.

Desta forma você começará a fazer algo melhor por si próprio e pelos outros, compartilhando sua presença e sua energia de forma saudável, positiva, tornando-se mais útil e coerente em suas atitudes.

Mas lembre-se: tenha comprometimento com seu desejo de evoluir neste sentido! pratique, mas pratique sempre. Só a repetição cria um novo hábito. Seja persistente... não se constrói uma casa com apenas um tijolo.

"O amanhã não é um dia a descobrir: é um dia a inventar, a começar por hoje" (Jacques Salomé - psicosocióloga e escritora francesa)

"Basta acalmar os pensamentos e olhar, no momento presente, o mundo diante de nós" (Eckart Tolle - autor do livro "O Poder do Agora"

Aliás, o livro O PODER DO AGORA (Eckhart Tolle) ensina muito sobre este assunto. Embora seja fininho e bem gostoso de ler, pode ser considerado uma "bíblia" no assunto Desenvolvimento Pessoal.

Posts Recentes