Já se encontrou com você mesmo hoje?




Como é sua rotina do dia a dia?

Imagino que acorde com o despertador, coma alguma coisa e se arrume rápido para ir trabalhar. Chegando lá vai dar uma passada de olhos nas prioridades do dia, compromissos, reuniões, no que precisa conversar com o chefe, resolve várias coisas de manhã, para para um almoço rápido pois normalmente já tem compromisso logo depois do almoço, mas aí esse compromisso é cancelado e você fica p... da vida porque almoçou correndo, mas tudo bem porque aparece uma outra reunião que não estava marcada porque o chefe do chefe achou que tinha que ser agora e por aí vai né?

Mesmo se você tem uma rotina diferente, mais caseira, com filhos e afazeres domésticos e familiares, quantas vezes você já foi "engolido" pelos seus compromissos e até mesmo por coisas que você acabou fazendo pelos outros e ai quando se deu conta, acabou o dia e você não fez NADA por você. Aliás, onde "você" esteve ao longo desse dia corrido? Aposto que você esteve em muitos lugares, menos com você mesmo. Acertei?

Aposto também que você sabe o que todos à sua volta precisam que VOCÊ faça por eles: o chefe, o(a) cônjuge, os filhos, a família... mas e quanto a VOCÊ? você sabe o que precisa fazer por si mesmo para estar bem, equilibrado, em paz? Lembre-se que se você não estiver bem para você mesmo, não estará bem para os outros!

Então pare por 5 minutos! Sei que você consegue pois provavelmente passa bem mais do que isso olhando coisas que não são importantes nas redes sociais. Nada contra as redes sociais, viu? só que se não tomarmos cuidado, elas também nos engolem e roubam nosso foco. Então, será mesmo que não tem 5 minutos para fazer algo valioso por você mesmo?

O que eu sugiro fazer, então? Escolha um lugar tranquilo, sente-se confortavelmente, feche seus olhos, respire profundamente e procure observar seu corpo e sua respiração: sinta o ar entrando e saindo por alguns instantes. Procure perceber como está sua mente neste momento, como está sua respiração e seus batimentos cardíacos. Se estiver muito agitado, respire fundo novamente, tantas vezes forem necessárias, porque respirar desta forma é uma prática sedativa e que ajuda você olhar para dentro de si. Pode aproveitar para pensar sobre sua vida, se quiser. Pode não pensar em nada, se preferir. Não se preocupe se está fazendo certo ou errado, apenas faça. O objetivo é você se isolar do mundo por alguns minutinhos para entrar em contato com seu Eu interior, do seu jeito.

Repita essa pratica sempre que puder (dá para fazer quando acordar ou na hora de dormir e até dentro do carro, quando estiver na garagem de casa ou do escritório, ou seja, não existe um lugar ideal, basta você querer fazer e encontrará o seu espaço para isso). Assim você começa a se observar, se perceber melhor... E então você vai deixar de ser um estranho para você mesmo. É simples e faz diferença.

E então, vai tentar? Pratique e depois me conte, ok?

Um beijo e até a próxima!

Posts Recentes