5 passos para que suas metas de ano novo se realizem

January 15, 2020

 

Começo de ano é assim: tempo de recomeços, muitos sonhos, projetos e ideias para colocar em prática, o que é fantástico! Mas você consegue realizar tudo ou pelo menos uma boa parte do que idealizou? o que é preciso fazer para que os sonhos e projetos tornem-se realidade?

 

Você precisa ter um MÉTODO, DISCIPLINA e um CADERNO, que você vai começar a usar agora mesmo, anotando essas dicas:

 

Passo 1) Liste suas metas

Comece anotando tudo o que você gostaria de realizar ao longo do ano. Quando terminar, releia e veja se são metas REALIZÁVEIS, porque não adianta você ter metas que não tem condição de colocar em prática agora.

Por exemplo: sua meta é arrumar um emprego fora do Brasil, mas você ainda não definiu a área que quer trabalhar ou ainda não tem conhecimento de uma segunda língua. Então ainda não é uma meta realizável, entendeu? Então, não significa que você não poderá um dia arrumar um emprego fora do Brasil, mas para que ela se torne uma meta realizável, antes você precisa ter a meta de COMEÇAR A SE PREPARAR na área profissional que escolheu e TER FLUÊNCIA NA LÍNGUA que você vai precisar usar lá!

 

Passo 2) Priorize

Não adianta você estabelecer 30 metas de uma vez, com o objetivo de cumprir todas até o final do ano, sem uma estratégia, porque desse jeito não vai realizar nenhuma. Você tem que definir o que é ESSENCIAL neste primeiro momento e então selecionar apenas algumas metas, umas 3 ou 4, por exemplo, de forma que você consiga colocar foco em todas elas, para que a coisa caminhe.

 

Passo 3) Determine um prazo viável para cumprir cada meta

Isso te ajuda a não procrastinar! 

Pegue essas 3 ou 4 metas que você selecionou como prioritárias e já defina um período para dar conta de cumpri-las: um bimestre ou um trimestre, por exemplo. Mas já planeje o que virá na sequência, ou seja, quais são as próximas 3 ou 4 metas para o próximo bimestre, e assim consecutivamente, até planejar todo seu ano, chegando em seu objetivo final.

Desta forma, no final do ano você terá conseguido atingir um número muito maior de metas do que teria sido capaz se não tivesse seguido um método, com disciplina. Voltando ao exemplo que dei antes sobre arrumar um emprego fora do Brasil: essa pode ser a meta final, mas antes disso, já no início do ano, a meta teria que ser começar / concluir um curso de línguas e, outra meta, algo relacionado ao seu preparo na sua área profissional. 

 

Passo 4) Não perca o foco

Tenha suas metas anotadas em um lugar que você possa reler sempre o que escreveu, para não se esquecer de suas prioridades e para se lembrar que uma meta maior depende de metas menores, que precisam ser cumpridas antes.

Isso te ajuda a não desanimar e a não procrastinar, porque se você tiver alguma dificuldade nesse processo, você mesmo vai pensar: opa! não posso desanimar aqui porque eu dependo disso para chegar lá naquele meu objetivo final. E depois que você começa a se habituar com este processo, que é simples até, vai ficando mais fácil ter sempre o foco em mente.

 

Passo 5) Comemore cada meta atingida

Isso vai te trazer a sensação de "eu sou capaz", "eu quero, eu posso, eu consigo", vai te trazer prazer pela sua conquista, ainda que ela pareça pequena e vai te motivar para as próximas. E olha,  não menospreze suas conquistas dizendo algo como... ah, essa meta era fácil, não vale uma comemoração. Vale sim! foi uma vitória sua que podia não ter sido realizada em outras condições!  pode até parecer pequena para você, mas aposto que tem muita gente que não chegou até onde você chegou.

 

E ai, que tal essas dicas para traçar suas metas de ano novo? Eu já fiz as minhas desse jeitinho aí e já estou conseguindo resultados muito bons! Espero que você consiga também, depois me conta! 

 

Inclusive, uma de minhas metas neste ano é ajudar mais pessoas recuperarem seu bem-estar e sua felicidade. Então, se você gostou deste texto, compartilhe para que ele chegue a mais pessoas e possa ajudar mais alguém além de você!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

July 23, 2018

Please reload