Pensando em transição de carreira? então conheça esses 7 passos

February 27, 2020

 

Tenho visto muitas pessoas infelizes em suas carreiras, em suas profissões, pensando em mudar de área, mas sem saber o que fazer e por onde começar. Infelizmente isso é mais comum do que se imagina, ainda mais nos dias de hoje em que muitas pessoas estão buscando mais seguir o caminho que "conversa com sua alma" do que seguir profissões ditas promissoras, mas que se revelam altamente frustrantes ao longo do tempo.

 

Sei bem o que é isso... já estive nesta situação uma vez, por isso sei o quanto é difícil... mas intuitivamente, fui seguindo meu caminho até que deu certo e consegui o que queria, mas na época eu não tinha esse passo a passo bonitinho, como estou colocando aqui para vocês, então... aproveitem essas dicas que já estão mastigadinhas para vocês!

 

1) Entenda o que (ou quem) você quer tirar da sua vida: o chefe, a carreira, a profissão ou a empresa? se você estiver insatisfeito com o chefe, com a carreira ou com a empresa, talvez mudar de emprego já te ajude, mas se sua infelicidade for com sua profissão, talvez você tenha uma missão um pouco mais complexa, para a qual você tem que se preparar um pouco mais. Então preste atenção nos próximos passos.

 

2) Muitas vezes as pessoas sabem o que elas não querem mais para suas vidas, mas não tem clareza do que realmente querem. Então você precisa trabalhar essa consciência, pois quem não sabe o que quer, passa o resto da vida reclamando do que não está bom, sem saber como mudar isso. Já quando você sabe o que quer, foca naquilo, traça um plano e trabalha para conquistar seus objetivos.

 

3) De preferência escolha algo que você goste de fazer, pois assim você terá mais prazer no seu dia a dia e o trabalho não te parecerá tão pesado. Talvez seja tão leve que nem vai parecer trabalho!

 

4) Planeje o que é necessário para fazer sua transição de carreira. Arme uma estratégia, anote todos seus insights, sem exceção, em seu bloco de notas do celular ou rabisque em um guardanapo se for o caso, mas não deixe de considerar todas as ideias que surgirem. Registre todas, a princípio, sem julgar se é bom ou não. Em um segundo momento, foque em suas prioridades e filtre as ideias que estiverem mais alinhadas com seus objetivos. Depois, entre em ação, assim que possível.

 

5) Este é um processo gradativo, então entenda que as coisas não acontecem da noite para o dia e que você precisa ter paciência e consistência para que as coisas dêem certo. Lembre-se: uma casa sólida é construída tijolo a tijolo! demanda tempo, atenção e dedicação. Assim também é na vida.

 

6) Vá construindo sua nova vida em etapas, de forma que cada uma delas tenha solidez. É como se você estivesse em um jogo de vídeo game, onde você vai salvando o jogo à medida que obtém novas conquistas, pois desta forma, se o jogo parar você não tem que recomeçar do zero. E a cada nova fase conquistada, comemore, ainda que pareça algo pequeno, mas não deixe de comemorar suas vitórias!

 

7) O mais importante: tenha um propósito firme, que é o que vai te dar ânimo para seguir, quando outras pessoas parariam. Se você tem um propósito inabalável, você não desiste e continua lutando, compreendendo que cada pequeno passo é uma vitória essencial para chegar onde planejou.

 

Espero que essas dicas te ajudem, te orientem de alguma forma mas, principalmente, te tragam certeza e confiança de que é possível chegar lá!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

July 23, 2018

Please reload